Dia Mundial do Hambúrguer: Receita

Delicioso hambúrguer.
Photo by Pablo Merchán Montes on Unsplash

Uma das carnes mais populares do mundo faz aniversário hoje (28/05)! Segundo alguns historiadores, o hábito de moer carne foi iniciado pelos Tartaros, tribos nômades da Mongólia, para facilitarem a ingestão de carnes duras e de má qualidade. Eles introduziram o produto na Europa, mais precisamente na região da Alemanha. Foi na cidade de Hamburgo que ele se popularizou e recebeu a denominação de hambúrguer em meados do século 17. Da Alemanha ele foi levado para os Estados Unidos por imigrantes e logo foi repaginada pelos americanos, que acrescentaram o pão à carne e ainda expandiram o produto para o mundo todo graças as suas multinacionais de fast-foods.

A novidade chegou no Brasil em 1952, quando o americano Robert Falkenburg abriu a primeira loja Bob’s no Rio de Janeiro. Atualmente, o hambúrguer tem ganhado cada vez mais a atenção de chefs renomados que elaboram receitas com ingredientes sofisticados.

Receita

O segredo para um bife de hambúrguer delicioso é equilibrar a carne magra com uma carne com mais gordura. É muito importante trazer gordura para o bife de hambúrguer, senão ele irá ficar muito seco e duro – e o ponto ideal do hambúrguer é úmido e macio. Enfim, para comemorar este dia, que tal uma receita de hambúrguer para você fazer na sua casa?

Hambúrguer com batata frita.
Photo by Armando Ascorve Morales
Ingredientes:

500 gramas de carne moída ou guisado de primeira ou de uma carne magra como patinho;

500 gramas de carne moída ou guisado de segunda ou de uma carne com mais gordura;

1 cebola branca grande;

2 dentes de alho;

Sal a gosto;

Pimenta do reino a gosto;

Modo de Preparo:

– Pique a cebola e o alho finamente, bem pequeno mesmo. Depois, em uma tigela grande, misture os dois tipos de carne, a cebola picada e os dentes de alho picados com as mãos. Se você preferir, tempere com sal e pimenta do reino e misture novamente.

– Para assar, leve ao forno bem quente em uma forma com um pingo de óleo por cerca de 20 minutos – ajuste de acordo com o ponto de carne desejado. Você também pode fritá-lo, para isso, utilize uma panela antiaderente, deixe-a bem quente, coloque o óleo e frite um ou dois bifes por vez. Lembre-se que ao fritar, no primeiro momento, o hambúrguer irá grudar na panela, mas não se preocupe, pois logo irá soltar. Quando isso acontecer, vire e faça o mesmo do outro lado.

– Por fim, monte o hambúrguer completo com você deseja. Para algo bem simples, opte por pão, maionese, alface, hambúrguer, tomate, cebola e queijo derretido!

Tábua para hambúrguer Tramontina Provence em Mogno Africano.
Photo by Tramontina

Depois de pronto, é só servir e impressionar os convidados. Para isso, use a criatividade e utilize a tábua para hambúrguer Tramontina Provence e disponha nela um hambúrguer suculento e acompanhamentos, como uma porção de batata frita! Quer conhecer mais de nossos produtos? Acesse o nosso site e não deixe de acompanhar a LCL Home nas redes sociais!

Post criado 27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo